Você já assistiu a algum filme dirigido por uma mulher nesse ano? O número de mulheres no comando de sets ainda é pouco quando comparado aos nomes masculinos, mas elas ganham cada vez mais destaque e espaço no cinema. E o que não falta são obras maravilhosas para presentear os amantes da sétima arte. Que tal escolher o Dia Internacional da Mulher para prestigiar o trabalho de uma diretora? Aqui vão algumas dicas de filmes incríveis dirigidos por mulheres.
6. Encontros e Desencontros – Sofia Coppola
Este é o filme mais conhecido da diretora Sofia Coppola, que se tornou um ícone “indie” do cinema. Na trama, Bill Murray interpreta o ator de cinema Bob Harris, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Lá, Bob conhece por acaso Charlotte (Scarlett Johansson), uma mulher que está na cidade acompanhando o marido fotógrafo que a deixa sozinha o tempo todo. Em pouco tempo os dois tornam-se grandes amigos.
5. Adoráveis mulheres – Greta Gerwig
Gerwig tem um estilo muito próprio de fazer cinema, e sua adaptação ao romance de Louisa May Alcott é a minha favorita. A história se passa nos anos seguintes à Guerra de Secessão, contando a história de quatro irmãs que compartilham as dificuldades e os prazeres de suas vidas, com personalidades, talentos e sonhos bastante distintos.
4. Precisamos Falar Sobre Kevin – Lynne Ramsay
Esse é um daqueles filmes que você não vai esquecer fácil e que tem uma mensagem muito forte sobre a maternidade. A trama fala sobre Eva, uma mulher que nunca desejou ser mãe e que possui uma relação bastante complicada com seu filho Kevin. É uma história forte, densa, mas que merece ser vista e debatida.
3. Bicho de Sete Cabeças – Laís Bodanzky
Bicho de Sete Cabeças é um dos melhores filmes nacionais da história e é dirigido por uma mulher, o que me dá muito orgulho. Nele, Rodrigo Santoro interpreta Neto, um rapaz que tem um relacionamento difícil com o pai, que decide interná-lo em um manicômio. Na trama, podemos acompanhar o sofrimento do jovem na instituição, o que se traduz em uma espécie de protesto e apoio à luta antimanicomial no nosso país.
2. Relíquia Macabra – Natalie Erika James
Como uma boa fã de terror, eu não poderia deixar de trazer uma dica do gênero nessa lista. Relíquia Macabra é um filme psicológico, cheio de simbolismos e que tem como núcleo principal três gerações de mulheres: filha, mãe e avó são assombradas por uma manifestação de demência que consome a casa onde estão.
1. Emma – Autumn de Wilde
Por fim, trago uma adaptação de Emma (Jane Austen), de uma das minhas romancistas favoritas e dirigido pela cineasta Autumn de Wilde. O filme tem uma estética deslumbrante e acompanha a vida de Emma Woodhouse, uma garota bonita, inteligente e rica, mas que se aventura formando casais que considera apropriados, sem levar em conta os problemas que causa com isso.
Esses filmes foram escolhidos a dedo, portanto, espero que gostem e apreciem o trabalho dessas mulheres excepcionalmente talentosas.