Categorias
Cultura Destaque

Symara Tâmara – Uma artista de corpo e alma

Escritora, poetisa, compositora, cantora, musicista, interprete e professora. Uma brasileira que carrega no sangue força, talento e a garra da mulher nordestina. Symara Tâmara, uma artista de voz marcante, forte, timbre único que vem construindo sua história no mundo da música com muita originalidade e criatividade. 

Vencedora de um dos mais tradicionais concursos de talentos musicais de Mossoró, o “Mais Bela Voz”, no ano de 2006, desde então Symara vem  se destacando no cenário musical do Rio Grande do Norte. O seu nome já faz parte da lista de artistas requisitados para apresentações em eventos culturais de Mossoró e recentemente a artista lançou o EP autoral “Tempo”, o qual reúne canções que falam de amor, questões sociais, reflexões sobre a relação do ser humano com o tempo e com suas memórias afetivas.

 O EP “Tempo”, primeiro da carreira da artista, marca os 20 anos de carreira da cantora Symara Tâmara. “Esse trabalho é o marco final das comemorações de vinte anos de minha trajetória musical”, destacou Symara. “Tempo” é o título de uma das faixas do EP. 

POEMA MUSICADO – A canção escolhida para intitular o trabalho vem originalmente do poema “Ribeira”, publicado no livro Peregrina, da poetisa potiguar Kalliane Amorim e musicado por Symara Tâmara, num envolvimento de muita sensibilidade e beleza. 

Para a cantora, a passagem de vinte anos de experiências artístico-musicais foi fundamental para seu amadurecimento, como artista e como ser humano, sendo essa uma razão para celebrar esse momento com uma homenagem ao tempo.

O EP “Tempo” conta com seis canções em seu set list, compostas por Symara em parceria com outros compositores, com os quais a cantora vem formando parceria ao longo de sua trajetória musical, entre eles, seu esposo e produtor César Guimarães.  

PREMIAÇÃO

As composições da artista falam de amor, questões sociais e têm rendido à cantora premiações em diversos festivais de música realizados no Brasil, como a canção “Florescer”, parceria de César Guimarães com a cearense Gabriela Mendes, com a qual Symara ficou entre as vinte melhores canções no I Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste (CE) e no Prêmio Fomento à Cultura Potiguar (RN), em 2019, sendo o primeiro single lançado pela cantora nas plataformas digitais e seu primeiro videoclipe, que está em seu canal no YouTube.

Symara ficou entre os doze finalistas no I Festival da Música de Fortaleza (CE) em 2018, com a canção “Pixote”, do paraibano Ninor Freitas. Neste festival a cantora concorreu com mais de 300 canções de todo o Brasil. Em 2021, com a canção “Pescador de poesia”, do também paraibano Emiliano Pordeus, ficou em segundo lugar no 1º Festival de Música Sousense (I FESTMUS). 

O EP “Tempo” foi lançado em dezembro do ano passado nas plataformas digitais. O trabalho é um projeto realizado com recursos da lei Aldir Blanc, através da Prefeitura Municipal de Mossoró. O repertório apresenta variados gêneros, com canções que trazem do regional às raízes da música afro-brasileira. Symara explica que embora seu trabalho conte com todo aparato de elementos percussivos, de cordas e metais, porém na apresentação de lançamento do EP que aconteceu no Centro Cultural Banco do Nordeste de Souza-PB, a apresentação foi realizada em um formato mais intimista, onde a artista se apresentou acompanhada por seu produtor musical Jubileu Filho ao violão.

 A ARTISTA – Symara Tâmara, artista potiguar nascida em Natal e cidadã mossoroense, sempre conciliou música, literatura, educação e pesquisa. Tem formação acadêmica e mestrado em Letras pela UERN, membro da AFLAM e ALAMP. Na literatura, é autora do livro de poemas “O zênite da inspiração” (2000) e Antônio Francisco: tradição e modernidade – uma poética da memória (2015). Atualmente está preparando três publicações, uma de poesia (Infinita tarde finda), e duas de pesquisa na área de literatura: Antônio Francisco vai à escola – um relato de experiência com a obra antoniana em sala de aula e Reflexões e fluxos sobre literatura, através da lei Aldir Blanc do RN e do município de Mossoró. 

Na música, vem trabalhando desde 2001, cantando na noite e em bandas de rock e de baile de Mossoró, se destacando em projetos musicais dentro dos maiores eventos da cidade e do estado. Venceu o tradicional concurso A mais Bela Voz em 2006, concorrendo com mais de 800 candidatos de todo o RN. O seu nome figura na lista de artistas requisitados em projetos musicais temáticos como Mossoró Cidade Junina, Assembleia Cultural (Natal-RN) e Câmara Cultural. 

Também apresentou canções de seu projeto autoral em projetos como Canto Potiguar (2008), Projeto Seis & Meia (2010) e Abertura do Espetáculo Chuva de Balas (2011), e participou de projetos como Tributo a Clara Nunes, Elas cantam Brega, MPB Petrobrás, Sacolão Cultural e polos do Mossoró Cidade Junina. Representou o estado do RN em festivais nacionais (Festival da Música de Fortaleza e Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste) e instituições culturais nacionais (CCBNB Sousa-PB). Abriu shows de artistas nacionais e internacionais, como Quarteto em CY, João Bosco, Nando Reis e Modulatus Project (Iury Matias – RN e Laura Rui – Portugal). 

É professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual de ensino do RN. Contatos e mais informações: Acunha Produções: (84) 99120-2706 (whats app) acunhaproducoes@gmail.com Symara Tâmara: (84)98843-3357 symaratamara@hotmail.com symaracontato @gmail.com Redes sociais: Instagram: @symaratamara @acunhaproducoes Facebook: Symara Tâmara Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCp0DcB2s5_ZoMNg4hgA2LyQ