Quem foi Colette?

O cinema é responsável por nos ensinar, para além do entretenimento, sobre os mais diversos temas e, sobretudo, perpetuar na história a vida de grandes personalidades que foram importantes em sua época.

Sidonie-Gabrielle Colette foi, no início do século XX, uma escritora e intelectual francesa que não só lutou para ter direito à propriedade intelectual de seus livros, mas também questionou os costumes de sua época, os conceitos de gênero e sexualidade até então considerados normais e aceitáveis.

Em 2018, Gabrielle Colette teve sua vida representada nas telas do cinema, no filme “Colette”, dirigido por Wash Westmoreland e estrelado pela bela e talentosa Keira Knightley.

Keira interpreta com vivacidade a escritora que rompeu com diversos paradigmas que diziam respeito às mulheres de sua época. No início do filme, vemos uma Colette ainda jovem morando no interior da França, até o momento em que conhece um escritor chamado Willy, com quem vem a se casar.

Após o casamento, o marido pede que Gabrielle escreva romances baseados em suas experiências de infância, com a ressalva de que os livros seriam publicados em nome de Willy. Com o passar dos anos e cansada de trabalhar sem ter seu merecido reconhecimento, Colette decide reivindicar a autoria de suas obras.

Pela trama, podemos conhecer um pouco sobre a história do casamento abusivo de Colette, a sua luta pela igualdade e o reconhecimento de seu trabalho, bem como a descoberta de sua sexualidade. Sidonie-Gabrielle Colette foi uma mulher muito à frente do seu tempo, sendo considerada um ícone quanto aos direitos das mulheres. Se você tiver interesse em conhecer mais sobre a vida da escritora, não pode deixar de conferir este filme.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram