Indicação de leitura – Livro DORORIDADE

(PIEDADE, Vilma. Dororidade. São Paulo: Editora Nós, 2017)

“Eu falo de um lugar marcado pela ausência. Pelo silêncio histórico. Pelo não lugar. Pela invisibilidade de Não Ser, sendo” (PIEDADE, 2017, p. 17).

É a partir de uma tomada de consciência histórica, assinalada por aspectos interseccionais que perpassam e transmutam os corpos e as vivências das mulheres negras, em um país estruturalmente racista e patriarcal como o Brasil, que a intelectual e ativista antirracista, Vilma Piedade, desenvolve um novo conceito-vocábulo: Dororidade. O termo, que intitula sua obra, nasce numa tarde de sábado em meio a discussões sobre o protagonismo das mulheres no campo da política, o que evidencia, desde o parto, seu caráter reivindicatório e de resistência.

Dororidade discorre sobre um movimento de empatia entre as mulheres, sobretudo, mulheres negras, as quais se unem através de suas dores em comum. Carrega em seu significado a dor que é provocada em todas as mulheres pelo machismo e, mais que isso, a dor causada pelo racismo, a dor que possui uma cor: preta.

Surge com a obra um novo conceito feminista, que já se fazia essencial desde antes de seu nascimento. Reside nisso, também, sua relevância, uma vez que poucos conceitos são criados por mulheres, quando se trata de mulheres negras o percentual é ainda menor. Somos assim, presenteados com um conceito (livro) cunhado por uma Mulher, Preta e Brasileira. Dororidade não se contrapõe a ideia de sororidade, pelo contrário, se propõe a avançar no sentido de englobar as questões relativas à pretitude, como bem expõe a autora.

Mais que um livro, um conceito e um vocábulo, Dororidade parece nos propor um novo caminho de união, reflexão, autoconhecimento, luta, e, especialmente, mudança nos debates feministas. Com uma escrita agradável e fluida, a obra que não é extensa pode ser lida em uma tarde, embora mereça ser revisitada e problematizada diversas vezes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram