A Psicóloga e escritora potiguar, Ana Cláudia Trigueiro, conversa sobre o seu 9º livro “Deep Blue”, obra voltada para o público juvenil, porém é leitura recomendada para todas as idades pela importante reflexão abordada no título.
Dedicada a leitura desde os seis anos de idade e apaixonada por literatura, Ana Cláudia tem sua marca registrada no universo da escrita feminina no Rio Grande do Norte, sendo hoje um dos principais nomes da literatura potiguar. Com várias publicações disponíveis, ela escreve contos, crônicas, romances históricos e, no momento, vem trabalhando a divulgação do Deep Blue, seu último trabalho que, como ela mesma afirma, é uma das suas maiores paixões enquanto escritora.
No Deep Blue a psicóloga vai abordar, entre outras temáticas, a solidão dos adolescentes, uma história contada a partir da personagem Safira, uma das mais marcantes na escrita autora ao longo de sua jornada literária. Segundo Ana os jovens e adolescentes tem sido a principal inspiração quando a ideia enquanto escritora é contar histórias.
O livro conta a história de Safira, uma adolescente que está vivendo um momento muito turbulento na vida dela. Focando numa abordagem que envolve a adolescência e seus problemas, na história, a menina se coloca numa situação arriscada sem perceber que está correndo riscos. A metáfora, conforme explica a autora, é que ela se torna amiga de um tubarão branco, e na narrativa o tubarão branco representa os perigos que estão se aproximando dos jovens, como a questão da dependência química, as redes sociais que nem sempre são confiáveis.
“Safira é uma das personagens mais intensas da minha jornada como escritora. A jovem canoísta de 15 anos me fez pensar sobre o quanto a adolescência é delicada e desafiadora. Pensei em uma menina com as características iniciais de uma anti-heroína, que amadurece ao longo do tempo a partir de experiências dolorosas. Há um processo de crescimento emocional que culmina em redenção”, destaca.
Sobre a história ela adianta que “Safira mora na Praia de Ponta Negra e ama passear com seu caiaque, remando todas as tardes em direção ao paraíso que fica por trás do Morro do Careca. É lá que conhecerá a criatura gigantesca que a levará às mais divertidas e perigosas aventuras. Não vou falar mais para não tirar do leitor o gostinho da descoberta”, diz.
Um Tubarão de estimação
“O encontro inusitado com um tubarão-branco, metáfora para os perigos à espreita nessa fase da vida, vai trazer experiências impactantes à protagonista e ela as viverá em meio à dor causada por um trauma do passado”, destaca. A ideia de colocar um tubarão em cena, segundo a escritora, vem do fascínio pelo animal marinho. “Eles são enormes, poderosos, ferozes (para vocês terem uma ideia, são os animais que mais produzem testosterona em toda a natureza), portanto, indomáveis. Aparentemente Blue será “amigo” de Safira, mas a verdade é que servirá de alegoria aos desafios envolvidos no processo de amadurecimento”, explica.
Entre as várias questões, o Deep Blue vai tratar, também, do estilo de vida que a sociedade contemporânea dissemina, da relação dos jovens com os pais. “Nossos Jovens se angustiam por não conseguirem ser e realizar aquilo que as redes sociais alardeiam como sendo necessário para sua felicidade. Enredados nessa teia de consumo e propagação de conteúdos vazios, eles podem se perder. Como leitora precoce, acredito na literatura como fonte de apoio emocional e fonte de formação cultural, intelectual e moral. Além, é claro de diversão. Mas para que o livro se torne um hábito precisa haver condições favoráveis. Assim, Deep Blue deseja formar novos leitores oferecendo literatura atrativa e inspiradora”, ressalta.
O livro foi publicado através da Lei Aldir Blanc em setembro de 2021. O lançamento foi feito por meio de uma live do Clube de Leitura do Bolo de Chocolate, com a participação de adolescentes que leram o livro. Quem ficou curioso para conhecer a história de Safira, pode adquirir o livro pelo Instagram @deepbluebook, além disso, a obra vai estar à venda na Feira do Livro de Mossoró, edição 2022, no estande da Livraria Independência, da Artbook e da CJA.