Um Olhar Verdadeiro Sobre as Bruxas do Cinema.

Outubro é marcado pelo Dia das Bruxas e, muitas vezes, o conceito de Bruxa é, ainda hoje, usado de maneira pejorativa para se referir a mulheres que se rebelam contra padrões ditados pela sociedade patriarcal.

Na Idade Média muitas mulheres foram perseguidas, acusadas de feitiçaria e bruxaria, por possuírem domínio no uso de ervas medicinais para curar enfermidades¹. Somente por volta de 1750, com a ascensão do Iluminismo, o movimento de “caça às bruxas” teve um “fim”.²

Por isso, venho aqui hoje falar com irmãs, bruxas, mulheres sábias e conhecedoras da natureza, para apresentar três filmes que falam verdadeiramente e de maneira disruptiva sobre a essência das Bruxas, pois só o conhecimento é capaz de libertar a mente humana dos preconceitos.

A Bruxa (2015)

Um filme de Robert Eggers, cuja história se passa em uma fazenda no século 17, quando uma histeria religiosa toma conta de uma família que acusa a filha mais velha pelo desaparecimento do seu irmão ainda bebê. A meu ver, aqui a mensagem principal é centrada em expor o fanatismo religioso que levou muitas mulheres a serem acusadas e mortas por serem consideradas bruxas.

The Love Witch (2016)

Escrito e dirigido pela cineasta Anna Biller, The Love Witch é uma comédia de terror e conta a história de Elaine Parks, uma bruxa moderna que usa feitiços e magia para fazer os homens se apaixonarem por ela com resultados desastrosos. Anna usa a narrativa envolvente para abordar conceitos como misoginia, os conceitos sobre o amor e libertação feminina.

As Bruxas de Eastwick (1978)

Um clássico do cinema com nomes consagrados como Susan Sarandon, Cher, Michelle Pfeiffer e Jack Nicholson. Nessa comédia, três mulheres entediadas que vivem na pacata cidade de Eastwick, na Nova Inglaterra, estão sempre imaginando o homem ideal, até que conhecem o misterioso ricaço Daryl Van Horne. Uma história que fala, acima de tudo, sobre como as mulheres não devem temer ser quem são e que não precisam seguir o papel a elas imposto pela sociedade.

 

Notas

1. https://brasilescola.uol.com.br/historia/bruxas.htm

2. https://catarinas.info/a-caca-as-bruxas-uma-interpretacao-feminista/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram