A Importância da vitória de Michelle Yeoh no Oscar

Em 2002 Halle Berry venceu o Oscar de Melhor Atriz pelo filme A Última Ceia, tornando-se a primeira mulher não branca a alcançar tal feito. Vinte anos se passaram até que pudéssemos ver outra mulher não branca e a primeira asiática a vencer tal categoria: Michelle Yeoh, por Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo.

É uma vitória extremamente significativa e motivos não faltam para comemorar, mas não podemos deixar de notar que, durante todos esses anos, diversas outras atrizes não brancas não tiveram a oportunidade de alcançar tal patamar em suas carreiras.

A atriz Viola Davis, por exemplo,  tornou-se a primeira mulher negra a ganhar o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática em 2015, usando de seu momento para lembrar que o abismo da falta de oportunidade para mulheres negras ainda é enorme. Como bem apontado por Viola,  “você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem”.

Para além da representatividade das mulheres não brancas, Yeoh abre ainda um precedente para ilustrar a capacidade das mulheres acima de 60 anos terem carreiras significativas não só em Hollywood, mas em qualquer aspecto de suas vidas. Em seu discurso emocionado, a atriz deixa uma mensagem clara para nós: “Mulheres, não deixem que ninguém diga que você já passou do seu auge”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram